quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As Cronicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin



Então...


"Vencedora do Locus Award, e indicada ao Nebula, ao Hugo, ao Ignotus, ao British Fantasy Award e ao World Fantasy Award, reverenciada por nomes como Neil Gaiman e Bernard Cornwell, e transformada em cenário de tabuleiro, card game, RPG de mesa, videogame e série da HBO, A Song of Ice and Fire é uma série devastadora, que mais parece um trem bala japonês sem possibilidade de freio." Nas palavras de Rafael Dracon (escritor dos livros "Dragões de Éter", que numa próxima será personagem principal da postagem).

George Martin é um grande escritor, que trabalhou em Hollywood por muito tempo como roteirista de ficção cientifica, terror e fantasia. Começou a escrever As Cronicas de Gelo e Fogo em 1991, publicando o primeiro volume apenas em 1996.
Game of Thrones, o primeiro livro se tornou também série de TV que foi exibida nesse ano na HBO com estatos de super produção. Logo após a exibição do primeiro episodio, a HBO declarou que já tinha comprado os direitos de exibição da segunda parte da série, "A Fúria dos Reis".


Capa da versão nacional do livro - Editora LEYA

A Serie se passa em um continente chamado Westeros onde estão localizados os Sete Reinos. O cenário tem um ar medieval, que em parte nos remete à aclamada trilogia "Senhor dos Aneis". Mas, diferente das historias que conheçemos por fantasia (ou fantasia classica), As cronicas de gelo e fogo não tem um personagem principal, ou um grupo de herois dispostos a salvar o mundo. Ao contrario disso, a história tem sua interação voltada aos personagens e seus interesses.

E como não falar sobre os personagens. George Martin em minha opinião, é o melhor "criador de personagens" vivo, ele tem a capacidade de nos apresentar de maneira que você se sente a vontade pra interagir e tomar partido no que o personagem faz ou diz. Ele te iduz a odiar ou amar um personagem em menos de uma página, e permite que você se decepcione ou se impressione com aqueles que menos se espera. Isso sem falar no desprendimento que ele tem sobre a vida, sejam eles reis, herois ou donzelas, todos correm o risco de sofrer uma reves inesperada.

É certo que o sucesso no Brasil e no restante do mundo é impulsionado pela exelente serie exibida no inicio do ano pela HBO, e que aqueles que leêm o primeiro livro influenciados pelo que assistiram tem intusiasmo de sobre pra ler os dois titulos seguintes, já disponiveis em português.


Capas das versões nacionais dos livros - Editora LEYA

Opinião pessoal: Falar bem da serie seria apenas pleonasmo. Eu já me considero fã do autor e não vejo a hora de sobrar um dinheiro pra comprar o terceiro livro "A tormenta de espadas".

Contras:E pra que não digam que eu só falei bem, eu vou citar três defeitos: Primeiro, os livros são bem grandes, então, não é recomendado para preguiçosos; segundo, é um livro caro, pois como tudo no Brasil, livros também são bitolados de impostos; e terceiro, é viciante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário